Dicas sobre o envio de imagens - PapayaImagens

Pixels , dpis e dicas para o envio

De maneira geral as imagens serão impressas entre 260 e 300 ppis , que é a densidade de impressão padrão dos nossos equipamentos (em geral os monitores tem densidade ao redor  de 72 dpis) A densidade mínima aceitável, para impressão,  é de 150 ppis, assim existe uma gama de combinações  entre pixels, pontos  e possíveis ampliações . Um artigo interessante sobre este assunto pode ser lido no seguinte link

Abaixo damos algumas dicas sobre como fazer provas em tela e como proceder em impressões monocromáticas e ou coloridas.

Para o tamanho físico das imagens (pixels) , sugerimos o envio na maior definição possível (em número de pixels) , e o arquivo em  Tiff ou Jpg (também na maior qualidade disponível). O ideal é que as eventuais ampliações (interpolações para o aumento de pixels) sejam feitas aqui para que o melhor método seja escolhido.

Para referência os números "ideais" , para cada tamanho de impressão , seriam os da tabela abaixo ,

Com os devidos cuidados,  usando-se  interpolações (com softwares disponíveis no Papaya)  adequadas ao  uso final da imagem. podemos ter imagens com ótima qualidade mesmo que tenham sido capturadas com definição menores que as "ideais"

Como exemplo , capturas de 16 Megapixels (de boa qualidade) podem gerar  ampliações de mais de um metro em dimensão máxima sem muitos problemas.


Tamanho ISODimensões MtM2Pixels (260 dpis)Megapixels (equiv)
A0+0,9 x 1,301,28800 x 13300117
A00,84 x 1,1918121 x 1218199
A10,59 x 0,840,55732 x 859849
A20,42 x 0,590,254026 x 603924
A3+0,33 x 0,480,163276 x 491316
A30,3 x 0,420,122866 x 429912
A40,21 x 0,30,062047 x 30716

Imagens coloridas

Imagens coloridas devem ser tratadas se observando os perfis disponíveis para cada combinação de  papéis e impressoras (Canon ou Epson) do Papaya Imagens. Sugerimos que sejam feitas provas ("proofs") se utilizando das ferramentas disponíveis para isto no Adobe Lightroom e no Adobe Photoshop. Lembrando que :

1. Os perfis estão disponíveis no site no seguinte link existem para combinações de impressora vs. papel

2.Os perfis podem ser avaliados de maneira relativa ou perceptiva 

3. As provas são "estimativas" de como as imagens deverão ficar depois de impressas , mas fatores como calibração do monitor, espaço de cor do arquivo , etc podem influenciar nesta visualização

4. Se possível as  imagens devem ser enviadas no espaço de cor mais  amplo possível (Profoto RGB) e em TIFF

Estas são dicas gerais que não entram no aspecto técnico de cada uma das possibilidades de impressora, tratamentos, papéis, perfis , etc No caso de dúvidas ou maiores explicações estamos a disposição para juntos estudarmos as melhores opções para cada item.


Imagens Monocromáticas

Para imagens monocromáticas (preto e branco), não recomendamos o uso dos perfis para tratamento, pois eles geralmente induzem ao uso de tintas coloridas durante a impressão e causam desvios sobre o ambiente monocromático.

Dependendo da impressora e do papel, podemos usar determinadas técnicas para que a equivalência entre a impressão real e a pretendida sejam obtidos

Para este tipo de impressão recomendamos que sejam feitas provas de impressão se variando alguns parâmetros dos módulos monocromáticos das impressoras , de maneira a se chegar no resultado desejado. 

Assim como nas imagens coloridas é desejável o envio em TIF e segundo as especificações de DPIs explicadas a frente.


O envio do arquivo para o Papaya

As imagens para impressão , tratadas dentro das instruções acima , podem nos ser enviadas por email , anexadas em uma mensagem para o contato@papayaimagens.com.br , ou via uma área pré configurada no Wetransfer , utilizando-se o seguinte link

Ao se acessar o link , basta "arrastar" os arquivos de imagem (até um limite de 2Gb ,por vez) para sobre a área de transferência que estes serão agrupados e retransmitidos para o Papaya .

Após o envio , sempre é bom ligar para nós (a transferência demora alguns minutos) para verificar se tudo ocorreu bem e se os arquivos vieram corretamente.